.

BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS

Postagens



.

domingo, 10 de maio de 2015

ENGENHÃO: em meio à obra, palco reabre com seu gramado impecável









0


















BESbswyBESbswyBESbswyBESbswy


MENUge



MENUge





30/01/2015 12h03 - Atualizado em 30/01/2015 12h03

ENGENHÃO: em meio à obra, palco reabre com seu gramado impecável

Estádio será parcialmente aberto para a torcida no Carioca em meio à reforma em sua cobertura. Estrutura interna está pronta para receber jogadores e torcedores


Por Cauê RademakerRio de Janeiro




O Engenhão voltou. Após quase dois anos fechado por conta de problemas em sua cobertura, o estádio, administrado pelo Botafogo, voltará a abrigar partidas de futebol. O retorno, no entanto, ainda não será triunfal, já que as obras seguem a todo vapor no local e as arquibancadas serão apenas parcialmente abertas para o torcedor.

SAIBA MAIS

Durante os jogos, somente os anéis inferiores receberão as torcidas, assim como os setores Norte e Sul, atrás dos gols. As alas Oeste Superior e Leste Superior estarão fechadas, por conta da reforma da cobertura. O torcedor poderá observar as máquinas e equipamentos que fazem os reparos.

Engenhão está em boas condições para receber torcedores e jogadores (Foto: Cauê Rademaker)




A princípio, a primeira partida no estádio – que sediou com portões fechados recente amistoso – acontecerá na terceira rodada do Carioca, no dia 7 de fevereiro, no duelo do Botafogo diante do Bonsucesso. O Alvinegro pretendia estrear na competição no estádio no dia 31, mas, como o entorno do Engenhão também passa por obras, o local foi vetado. 


A parte interna do palco, que recebeu no dia 26 de janeiro a visita da reportagem do GloboEsporte.com, está em perfeitas condições. Vestiários, sala de imprensa, rampas, bares, bilheterias, catracas, enfim, tudo está pronto para receber o torcedor, que poderá presenciar de perto o belo estado do gramado.


Nesta sexta-feira, dia 30, a Ferj divulgou a Resolução da Diretoria nº 004/15, a qual informa que sete estádios "estarão temporariamente impossibilitados de receber jogos com a presença de público em razão da venda de ingressos, até a entrega dos Laudos Técnicos estabelecidos pela legislação vigente e o cumprimento de eventuais pendências verificadas pela Comissão de Vistoria de Estádios da Ferj." São eles: Alair Corrêa (Cabofriense), Moça Bonita (Bangu), Leão do Sul (Barra Mansa), Leônidas da Silva (Bonsucesso), Engenhão (Botafogo), Jânio de Moraes (Nova Iguaçu) e Trabalhador (Resende).









As arquibancadas do Engenhão têm capacidade para receber 45.217 torcedores. Porém, com os anéis superiores fechados durante o Carioca, esse número vai cair para 23.668 pessoas, caso todos os bilhetes que representem as alas Leste e Oeste inferiores e Norte e Sul sejam colocados à venda. A expectativa é que todos os setores sejam abertos para a volta do Botafogo ao estádio. O mesmo deverá ocorrer nas demais partidas envolvendo algum clube grande do Rio. No entanto, é comum que em duelos de menor apelo alguns setores sejam fechados.

Túnel dos times é próximo ao Oeste inferior. Acima, cabines de Rádio e TV (Foto: Cauê Rademaker / GloboEsporte.com)

Todos os camarotes estarão liberados para uso de seus donos. As cabines de rádio e TV também estão aptas para serem utilizadas normalmente. A tribuna de imprensa, como se localiza no setor Oeste Superior, tem chance de não ser usada, por conta das obras. Caso isso ocorra, os jornalistas ou serão acomodados em cabines ou terão um espaço reservado nas cadeiras do setor Oeste Inferior, como ocorreu durante o amistoso do Botafogo.


As cadeiras de todas as arquibancadas serão azuis. A antiga parceria com a Brahma chegou ao fim, e os assentos vermelhos e brancos que ficavam atrás dos gols, no setores Norte e Sul,foram retirados e substituídos pela mesma cor do restante do estádio.



Se a chegada ao estádio não é tarefa das mais fáceis, por conta das ruas estreitas e o trânsito que fica caótico em dia de jogo de maior apelo, o acesso dos torcedores dentro do estádio é um dos pontos altos de quem vai ao Engenhão. As rampas que levam a qualquer um dos setores são largas, facilitando a entrada e saída dos torcedores nos jogos. Para o mesmo setor, há mais de uma rampa e os corredores também são espaçosos. O tempo previsto de esvaziamento do estádio, de acordo com informações no site oficial do Botafogo, é de 10 minutos.

Rampa que leva o torcedor à arquibancada do setor Sul do Engenhão (Foto: Cauê Rademaker / GloboEsporte.com)




Cada ala do Engenhão conta com entradas independentes, e não é possível mudar de setor durante o jogo. Em dia de clássicos, as torcidas são divididas, com cada uma ocupando dois setores. Os alvinegros, donos da casa, ficam sempre nas alas Oeste e Norte.


Setor Norte – Rua das Oficinas (entrada da imprensa)
Setor Sul – Rua Arquias Cordeiro (em frente à estação do trem)
Setor Leste – Rua Doutor Padilha
Setor Oeste –Rua José dos Reis









O Engenhão conta com quatro amplos vestiários destinados aos times de futebol. Porém, usualmente apenas dois são utilizados. O Botafogo fica com o do mandante, localizado abaixo do setor Oeste, à direita. Os visitantes, divididos por um longo corredor, ficam do lado esquerdo. A entrada para o gramado é a mesma.

Vestiário que recebe os jogadores do Botafogo no Engenhão (Foto: Cauê Rademaker / GloboEsporte.com)




Cada vestiário conta com área de aquecimento, banheiras de hidromassagem, ar-condicionado, espaço para comissão técnica, armários individualizados, macas, chuveiros...Enfim, estrutura de um estádio montado para o Pan-Americano de 2007 e que também será utilizado nos Jogos Olímpicos do Rio em 2016.


Andando pelo imenso corredor, é possível dar a volta no estádio. Do lado oposto ao vestiário dos atletas, fica o da arbitragem, embaixo do setor Leste. É, obviamente, bem menor que o ocupado pelos times, mas ao lado de outras salas que ficam abertas em dia de jogo. Uma deles é reservada para um massagista que atende ao trio de arbitragem.









Cada setor do Engenhão conta com bilheteria própria, que comercializa ingressos somente para aquela área. São 18 guichês em cada, alguns separados para quem precisa efetuar troca de entradas compradas pela internet. Quando os anéis superiores estão funcionando, é importante o torcedor prestar atenção na hora de escolher a entrada do estádio, já que a catraca que recebe o ingresso magnético para a ala inferior não o reconhece para o superior. As rampas também são diferentes e não levam ao mesmo lugar.

Bilheteria que atende o setor Norte do Engenhão (Foto: Cauê Rademaker / GloboEsporte.com)











O gramado do Engenhão (105 m x 68 m), que no passado foi alvo de reclamação de jogadores e treinadores, está em ótimo estado, como pôde ser visto durante o amistoso entre Botafogo e Shandong Luneng-CHI, no dia 24, e atestado pela reportagem do GloboEsporte.com. Não há falhas. 

Campo recebeu cuidados especiais a partir de dezembro de 2014 (Foto: Cauê Rademaker / GloboEsporte.com)

A revitalização do campo, que ficou quase dois anos sem receber partidas, começou em dezembro de 2014. A primeira etapa foi a chamada vertical, que é a retirada da espécie de colchão de grama que se forma ao longo do tempo – são tecidos vegetais em decomposição que se acumulam entre a grama e o solo. Eles provocam danos ao pisco, dificultando a penetração de água, o corte de máquinas e a superfície de jogo.


Os processos seguintes foram os de corte baixo e aeração. Além disso, foi feita uma cobertura de areia fina em todo o gramado, fazendo a nivelação da superfície. As últimas etapas foram as adubações granulares e foliares para acelerar o processo de recuperação.



Publicidade
38
COMENTÁRIOS



RECENTES

POPULARES

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.


Este conteúdo não recebe mais comentários.

Jhow
há 3 meses

Diz a lenda que no Rio só há um clube,é o único que tem estádio olímpico,é o dono da maior goleada brasileira 24x0,da maior goleada carioca em clássicos 9x2 no nanico flazinho,foi o único time que deu uma goleada em finais de um estadual empurrou 6 nos tricololetes,é o único clube onde o vasquinho nunca conseguiu ser campeão em cima,o único tetracampeão carioca,a lenda é bem clara, é o escudo mais bonito do mundo,por dentro uma estrela brilhante que não se apaga,foi a seleção brasileira por muitos anos e conseguiu ser tri campeão mundial e seu hino começa BOTAFOGO,BOTAFOGO CAMPEÃO.DÁ-LHE FOGÃO153

Wanderley Silva
há 3 meses

ESTADIO DE PRIMEIRO MUNDO, LINDO,MARAVILHOSO, E O GOVERNO VAI DOAR AO FOGAO PARA PAGAR A GRANDE DIVIDA QUE O PAIS TETRACAMPEAO TEM COM O CLUBE DA ESTRELA MAIS LINDA DO MUNDO, AFINAL SERVIMOS AS MAIORES ESTRELAS DO FUTEBOL MUNDIAL PARA A SELEÇAO. JUSTO, E MUITO JUSTO.72


Jhow
há 3 meses

Uh terror o Niltão é do Fogo!!!!!!!!!!100
carregar mais comentários


Publicidade


TUDO SOBRE




há 4 horas


há 7 horas


há 11 horas


há 11 horas


há 12 horas


há 15 horas



há 22 horas


há 22 horas


ontem


ontem


Publicidade




publicidade

© Copyright 2000-2015 Globo Comunicação e Participações S.A.Política de Privacidade

Nenhum comentário: